Em menos de 3 meses, Farma 22 registra aumento de 448% no faturamento

A Farma 22 possui uma loja virtual no ar desde 2008, e assim como muitas outras empresas, deixavam de lado o comércio eletrônico.

“Achávamos que ter um e-commerce era só ‘abrir um site’ que as coisas funcionariam sozinhas. Acreditávamos que o problema em trazer vendas estava relacionado ao frete e preço do produto”, disse Hygor Major, Sócio e Gerente de e-commerce da Farma 22.

Em 2015, a decisão deles foi uma só: começar a investir no canal digital para aumentar as vendas. Foi feito o planejamento para o comércio eletrônico e logo após, iniciaram a pesquisa por fornecedores. Uma das vertentes que estava no planejamento, era a troca da plataforma. Até então a Farma 22 possuía o desenvolvimento interno do sistema, que não possuía funcionalidades exclusivas para o segmento de farmácias e também não era focada na conversão. Após pesquisar entre fornecedores brasileiros e internacionais, encontraram na VTEX, a maior empresa de tecnologia para comércio eletrônico da América Latina. Após uma profunda análise de benefícios que a plataforma entregava, eles descartaram opções, inclusive mais baratas, e seguiram com a VTEX entendendo que o resultado que a plataforma poderia gerar era muito superior as demais.

448% aumento de faturamento

Para o projeto ser bem sucedido, a Farma 22 também seguiu com a seleção de um parceiro de negócios para prestar todo o suporte a configuração da loja, desenvolvimento do layout e customizações. Após processo de pesquisa, escolheram a agência Quatro Digital, fundada por ex-profissionais VTEX e especializada na implantação de lojas.

145% da taxa de conversão

Logo após a migração e lançamento da nova loja na VTEX com todo apoio da Quatro Digial, os resultados começaram a aparecer. A taxa de conversão decolou, crescendo 145%. Em 3 meses, o faturamento já tinha aumentado em quase 450%.

“Resultados a curto prazo são excelentes para manter a motivação. Somos uma pequena empresa e não podemos esperar longos períodos para retorno.”, afirma Hygor.

648% aumento no número de pedidos pelo smartphone

Outro número impressionante foi crescimento de 648% do número de pedidos realizados pelos smartphones e tablets, mostrando que havia tráfego qualificado para compra, porém a loja não estava preparada para recebê-los e entregar uma boa experiência de navegação e compra.

“Quando demos início ao projeto vimos que quase 50% dos usuários acessavam de dispositivos mobile(smartphones e tablets). Era essencial ter uma loja responsiva (que se adéqua de acordo com o dispositivo de acesso) para que a Farma 22 obtivesse melhores resultados. Quando pensamos na usabilidade de uma loja virtual, temos que deixar o usuário no centro das decisões de layout, fazendo a navegação ser evidente, simples e fluída”, explica Guilherme Guatan, sócio-fundador da Quatro Digital e especialista em usabilidade e experiência do usuário para e-commerce.

“Nosso segmento possui uma particularidade: muitos clientes são idosos e nem todos com facilidade em compras pela internet. É comum clientes enviarem comentários dizendo sobre a facilidade de navegação ou sobre como foi simples comprar pelo Smart Checkout. Uma interface clara e intuitiva ajudou muito atender as expectativas deste nicho de clientes. Trabalhar com a Quatro e VTEX foi a decisão certa!”, enaltece Hygor.

A VTEX é uma plataforma de e-commerce robusta e que, por estar em constante evolução, permite ao lojista pensar estrategicamente e focar no que deve ser o centro de atenção de toda loja: vender seus produtos. Ter uma equipe atenta as novidades e atualizações (como por exemplo: integração com marketplaces, VTEX Network, cobrança de pagamentos recorrentes) é essencial para seu sucesso.

“Sem uma gestão de projeto e suporte como o da equipe da Quatro, seria difícil fazermos nosso negócio acontecer. Facilitou muito nossa vida!”, conta Hygor.

Para os próximos passos a Farma 22 planeja investir muito em SEO para melhorar o posicionamento de suas páginas em resultados de busca, realizar campanhas de e-mail marketing e integrações com Market Places.

“Estamos seguindo nosso planejamento e vimos que ainda temos muito potencial para crescer, mas não podemos perder nosso foco principal que é a qualidade no atendimento. Não adianta vender muito sem qualidade de atendimento e queremos que nossa empresa seja referência. Já houve casos de eu mesmo pegar o carro e entregar o pedido pra ter certeza que ele chegaria no prazo!”, conclui Hygor.

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