Foco em inovação faz Drogaria Araujo reduzir custo operacional e crescer

Rodrigo (Drogaria Araujo) conta como investir em inovações e ficar atento a novas funcionalidades permitiram um crescimento sustentável do e-commerce.

araujo-drogaria-ecommerce

Em Belo Horizonte, onde você estiver, tem sempre uma Araujo perto de você. A Drogaria Araujo iniciou suas operações em 1906, e hoje, com mais de 110 anos de história, possui 160 lojas espalhadas pela cidade. Em 2008, a empresa resolveu “abrir suas portas” a nível nacional, e iniciou suas operações no e-commerce, trazendo um dos seus grandes diferenciais: a entrega em até 3 horas.

A Araujo traz em sua história o ideal de constante inovação e necessidade de entregar serviços que tornam a vida consumidor melhor. No Brasil, foi responsável  pelo primeiro serviço de Telemarketing. Quem de Belo Horizonte não se lembra do famoso fusquinha amarelo da Drogatel Araujo, realizando entregas pelas ruas nos anos 60?

Em 2013, em busca de melhorar seus resultados, migrou para plataforma VTEX. “Vimos que nosso e-commerce precisava de uma plataforma robusta e que acompanhasse nosso crescimento. Uma melhor indexação, estabilidade para grandes campanhas, busca mais eficiente e constantes evoluções  nos motivaram a realizar a mudança”, disse Rodrigo Silva, na Araujo há 20 anos e há 8 coordenando o e-commerce.

“Após a mudança, vimos que a plataforma nos dava muitas possibilidades, desde a interface até integração de serviços e ferramentas. Queríamos continuar extraindo o máximo da plataforma,  evoluindo, criando novas funcionalidades específicas para nosso negócio e entregando cada vez mais valor para nossos clientes. Logo, vimos que seria necessário um parceiro estratégico, e foi aí que entramos em contato com a Quatro Digital”, explica Rodrigo.

Integração da plataforma VTEX + CRM Correios. Desenvolvido pela Quatro Digital

“As possibilidades de customização da interface, integrações que a plataforma permite, com a expertise de uma agência especialista como a Quatro Digital, trouxeram muitas novidades, permitindo nosso crescimento sem a necessidade de expansão de equipe operacional”, diz Rodrigo. Como exemplo, Rodrigo cita a integração com os Correios + CRM VTEX, desenvolvida pela Quatro Digital. “Reduziu consideravelmente o custo operacional que tínhamos com nosso SAC. Além de informar no momento da compra, ainda são disparados e-mails confirmando as informações para o consumidor, evitando custos com atendimento e maiores frustrações durante processo de pós venda”.

“Existem hoje incontáveis funcionalidades customizadas na Araujo. Trabalhar com uma plataforma com muita flexibilidade nos permite criar e resolver problemas de diversas maneiras. Gostamos de explorar o máximo da plataforma VTEX, sempre visando entregar a melhor experiência para o usuário e o melhor custo benefício para o lojista”, afirma Carlos Vinicius, co-fundador da Quatro Digital e especialista em desenvolvimento para interface VTEX.

araujo-lista-presentes

Este ano, a drogaria lançou  o “Chá de Bebê Araujo”, utilizando a ferramenta de Listas de Presentes oferecida pela plataforma, e realizando customizações específicas para melhorar ainda mais a experiência do usuário ao criar uma lista. Além de criar a lista a partir de uma lista pronta, o criador pode enviar um “cartão virtual” para seus convidados. Por sua vez, o convidado pode enviar uma mensagem para o dono da lista, sempre após a conclusão de um pedido.

Houve um “buzz” dos consumidores após o lançamento e (até o momento desta matéria) o vídeo promocional  já alcançara 150 mil visualizações. A expectativa é que a lista gere maior engajamento com a marca, oferecendo mais um tipo de serviço para os clientes, aumentando o tráfego e trazendo novos consumidores.

“Sempre que temos um desafio ou oportunidade de melhoria na loja contamos com a experiência e o apoio dos profissionais da Quatro Digital para chegar aos resultados que esperamos. Não houve desafios sem resolução. Estamos sempre de olho nas evoluções e novidades da plataforma VTEX que nos permitem crescer de maneira sustentável ”, conclui Rodrigo.

Artigos Relacionados

1 thought on “Foco em inovação faz Drogaria Araujo reduzir custo operacional e crescer”

  1. Pingback: Loja Virtual VTEX com Smart Checkout Global - Quatro Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *