Case: Como o e-Commerce da Havan cresceu 127% em um ano

História da Marca

loja modelo havan case vtex

A história da Havan iniciou-se em Santa Catarina, nos anos 90. Luciano Hang (fundador da empresa), naquela época, vislumbrou um novo potencial de mercado com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros.

Em 1999,  percebeu o rumo da economia com  a desvalorização cambial. Decidiu então definir uma nova vocação para a Havan, que a partir de então ingressa no segmento de lojas de departamento. Desde então a Havan seguiu em busca de crescimento, se posicionando como uma marca ousada, inovadora. Em pouco tempo já haviam se tornado referência no Sul do país.

Hoje em dia a marca Havan possui 94 lojas físicas (cada loja física conta com um investimento médio de 30 milhões ) em 14 estados e uma loja virtual ativa desde 2003 com cerca de 2,8 milhões de visitantes por mês.

Migração de Plataforma de e-Commerce e Desafios

case-vtex-havan-quatro-digital

Em 2013 migrou seu e-commerce para plataforma VTEX . A escolha pela plataforma foi devido a liberdade criativa para criar funcionalidades, possibilidades de integração com marketplaces e principalmente o processo de finalização de compra facilitado Smart Checkout .

A migração de plataforma da loja virtual deu certo e a operação online cresceu e se tornou mais rentável. Porém, buscavam melhorar ainda mais os resultados do e-Commerce, torná-lo um diferencial para marca e, principalmente, explorar o máximo dos recursos que a nova plataforma tinha a oferecer .

No final de 2015, a compra online através de smartphones estava cada vez mais comum. Neste período houve um aumento considerável de consumidores que usam seus smartphones para acessar a Havan e comprar através da internet. Atentos a esta movimentação dos consumidores foram em busca de reformular a loja virtual .

Precisavam de uma agência especialista em UX, design e usabilidade para e-Commerce . Um parceiro atento às tendências. Com dados e estatísticas para entregar uma excelente experiência de compra para seus consumidores, aumentando a taxa de conversão da loja virtual.

Reformulação da Identidade Visual do e-Commerce

antes e depois loja virtual case vtex cliente havan

Entraram em contato com a Quatro Digital para iniciar um projeto de reformulação da identidade visual da loja virtual. Além disso criaram uma parceria de constante evolução do canal de vendas online. Sempre em busca de estratégias para aumentar conversão e vendas.

A Quatro Digital iniciou um projeto para reformular completamente a aparência da loja virtual . Criar uma nova arquitetura das informações da loja para torná-la mais atrativa a frente de seus consumidores.

Foram semanas de pesquisas sobre lojas virtuais de departamento, cruzamento com dados do Google Analytics e análises de usabilidade, que resultaram numa identidade visual totalmente nova. Uma interface que dá ênfase aos diferenciais e está conectada ao DNA inovador da marca.

Cerca de 20 novas funcionalidades foram inseridas na loja virtual, tornando a experiência de compra e usabilidade melhor.

Uma nova estrutura HTML utilizando as boas práticas de SEO e performance foi implantada para garantir uma melhor indexação em buscadores como o Google . A Quatro Digital tomou precauções não afetar o tráfego de quase 3 milhões de visitantes por mês durante a mudança.

Resultados da reformulação da loja virtual

nova loja virtual case cliente vtex havan

Os resultados a curto prazo foram excelentes ! Por conta da nova interface responsiva, os consumidores agora conseguiam navegar através de qualquer dispositivo de acesso.

Em 2 dias o valor investido na reformulação e implantação da loja já havia sido pago.

Ao final do primeiro mês com a nova interface, conquistaram os seguintes resultados:

  • Aumento de 12% na taxa de conversão
  • Acréscimo de 16% no faturamento
  • Crescimento de 24% no número de pedidos realizados
  • Crescimento de 84% no faturamento gerado através de dispositivos móveis (tablets e smartphones)

“A Havan teve conhecimento da Quatro Digital por indicação de outro e-commerce, que destacou muito o atendimento e conhecimento na plataforma VTEX. Fechamos um pacote completo com a agência para levar a Havan a um novo nível de UX, otimização, performance e que tudo fosse baseado em estatísticas e números, fugindo de uma aposta às cegas.”

diz Jordan Hang, Coordenador de e-Commerce da Havan.

Vender através de Marketplaces e se tornar um Marketplace

case cliente vtex havan quatro digital

A Quatro Digital como parceiro trouxe outras vantagens para o lojista. Como especialistas em aumento de conversão e rentabilidade, a agência abriu novas possibilidades através de seus parceiros estratégicos.

Foi sugerido a integração com outros canais de vendas, que permitiram uma nova fonte de vendas e crescimento sustentável para a Havan.

Em 6 dias a Havan já estava integrada e vendendo seus produtos através de um dos maiores Marketplaces do Brasil, a B2W Marketplace.

A partir daí, houve uma quebra de paradigmas que trouxe novas ideias para Havan. Decidiram se tornar um marketplace , integrando-se a outros lojistas e vendendo produtos estratégicos, complementando o mix de produtos que ofertado à seus consumidores.

“No segundo semestre de 2016 a Havan iniciou a operação de Marketplace, escolhendo a B2W como plataforma a ser integrada. Todos os processos foram realizados pela Quatro Digital, com um suporte personalizado e extrema competência técnica, tudo ocorreu de forma tênue no processo Havan > Hub > B2W. Desde então as vendas no marketplace estão em um crescimento de vendas acelerado.”

completa Jordan Hang, Coordenador de e-Commerce da Havan.

Resultados gerais

O ritmo de crescimento foi contínuo e um ano de grande representatividade para o canal de vendas online da Havan, que cresceu em 127% suas vendas.

A nova loja virtual, com usabilidade e design renovado permitiu ao longo de quase 1 ano:

  • Faturamento orgânico crescer 34,8%
  • Faturamento geral crescer 53%
  • Transações de pedidos orgânicos aumentaram 14,2%
  • Número de pedidos geral aumentar 28%
  • Faturamento através do mobile (que era um canal de pouca representatividade no e-Commerce) cresceu 139%

A conexão com outros marketplaces e se tornar um marketplace resultou em:

  • 13% de representação no faturamento
  • Ter mais de 14 lojistas conectados e vendendo através da Havan
  • Atingir o objetivo da empresa de ser uma loja de departamento cada vez mais completa e ofertar mais produtos aos seus consumidores
  • Black Friday: 229% mais vendas em comparação ao ano anterior

Para este ano, a Havan pretende continuar seu ritmo de crescimento. Aumentar seu mix de produtos e cumprir seu objetivo de ser uma loja de departamento cada vez mais completa.

“Atualmente estamos com um crescimento médio de 150% em relação ao ano anterior, e a Quatro Digital tem sido fundamental e grande parceira da Havan nessa caminhada.”

complementa Jordan Hang.

Juntos a Quatro e Havan irão continuar trabalhando em melhorias constantes de usabilidade, funcionalidades inovadoras e performance de carregamento. Ainda no primeiro semestre, planejam criar e implantar uma nova interface 100% mobile com aparência de Aplicativo para smartphones. Seguindo uma nova tendência de mercado que torna a experiência de compra mobile ainda melhor para seus consumidores.

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