[Funcionalidade para B2B] Pedidos em massa por planilha de Excel

Criamos esta funcionalidade para diminuir o custo operacional de nossos lojistas e ajudar no processo de compra B2B. Lojistas montarem seu pedidos através de planilhas de Excel já era um comportamento comum.

Como funcionava antes desta funcionalidade?

O lojista olhava o catálogo virtual, revista impressa ou planilha de produtos. Anotava à sua maneira em uma planilha de Excel própria e sem padrão. Enviava por e-mail ou telefone para o distribuidor/fabricante. Ligava para confirmar se tal produto do catálogo ainda tinha disponibilidade. Pedia mais informações sobre alguns produtos. Perguntava se o e-mail havia chegado corretamente. Aguardava um e-mail de retorno para receber a noticia que produto X não tinha a quantidade que ele desejava adquir…

Resumindo: Alto custo operacional para ambos os lados!

 
Enxergamos a oportunidade de melhoria, automatização e redução do custo operacional que esta funcionalidade permitiria e a desenvolvemos para o mercado de e-commerces B2B da plataforma VTEX.

A funcionalidade é chamada “Compra Express” e funciona de maneira muito fácil. O próprio usuário que já possuía uma planilha ou listagem adiciona seus códigos e quantidade desejadas. Após clicar em “Buscar Produtos” recebe uma resposta automática, seguindo no fluxo de compra normal do e-commerce.

Regras de funcionamento:

  • Avisa quando uma código não existe ou não esta errado
  • Lista produtos disponíveis e indisponíveis
  • Traz o campo de quantidade preenchido, porém é possível adicionar ou editar através das virines em formato de listagem
  • Adiciona todo produtos de uma unica vez no carrinho
  • Se o produto não tiver quantidade suficiente, a quantidade é automaticamente ajustada para o que tiver disponível
  • Exibe um resumo do carrinho na lateral com o valor total do pedido
  • Seguindo as regras, é possível copiar de uma arquivo do Excel, Word ou qualquer outro editor de texto, desde que as regras sejam seguidas

Resultados

  • Redução no custo operacional
  • Redução no número de contatos
  • Lojistas sabendo exatamente o que e quanto de cada SKU estão comprando
  • Listagem salva na área de “Meus pedidos” do e-commerce. Muito mais prático para consultar um pedido já realizado

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